Transtorno de ansiedade: como identificar e tratar

O transtorno de ansiedade é um distúrbio caracterizado por ansiedade ou medo excessivo, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis. Os principais transtornos de ansiedade são: transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, agorafobia, estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias específicas e ansiedade orgânica. Os sintomas da doença podem ser divididos em físicos (tremores, dor no peito, fome excessiva e dor de estômago/diarreia, tensão muscular) e psíquicos (irritabilidade, intolerância, sensação de estar “a flor da pele”, insônia e sensação de morte iminente). Recomendamos que o indivíduo que tenha comportamento com traços de transtorno de ansiedade procure tratamento com psiquiatra.

Tratamento para o transtorno de ansiedade

O tratamento da ansiedade é fundamental para não ocorrer complicações tais como: insônia, obesidade, isolamento social, incapacidade ao trabalho, falência matrimonial, entre outras. O tratamento é dividido em medicamentos e mudanças no estilo de vida, como adotar uma atividade física aeróbica regular, alimentação balanceada – evitando álcool e estimulantes -, atividades de lazer, medidas antiestresse, psicoterapia etc.

Conheça os principais sintomas dos transtornos de ansiedade

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

É o tipo mais comum. A pessoa fica grande parte do tempo ansiosa, com tensão excessiva e desproporcional, sensação de respiração curta, tremores, taquicardias, insônia (dificuldade de desligar), irritabilidade, baixa tolerância, sensação de “nervos a flor da pele” etc.

Síndrome do pânico

Crises intensas e repentinas de ansiedade, com duração que gira em torno de 10 a 20 minutos. O paciente apresenta sintomas físicos e psíquicos graves. É frequente as crises de pânico serem confundidas com infarto ou arritmias.

Estresse pós-traumático

Os sintomas de ansiedade ocorrem após um trauma psíquico intenso, como sequestro, violência, ameaça ou acidente, entre outros.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Pensamentos obsessivos trazem ansiedade que só é aliviada por comportamentos compulsivos (repetitivos e desmotivados). Exemplos: lavar as mãos repetidamente, TOC de simetria, limpeza, compulsão alimentar, compulsão por jogos, por compras, etc.

Ansiedade orgânica

Abstinência a medicamentos, uso de drogas, hipertireoidismo etc.

Comportamento de quem sofre de fobia

A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca muita ansiedade. Costuma ser de longa duração, desenvolve intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem.

A fobia é classificada em três tipos: fobia social (medo intenso de situações sociais), agorafobia (lugares cheios de pessoas) e fobia simples (medo de animais, objetos ou situações específicas, como andar de avião, elevador ou metrô).

Sinais apresentados pelo indivíduo que tem fobia

• Pânico incontrolável, terror ou temor em relação a uma situação de pouco ou nenhum perigo real;
  • Sensação de que deve fazer o possível para evitar uma situação, algo ou alguém que teme;
  • Incapacidade de levar a vida normalmente por causa de um medo ilógico;
  • Presença e aparecimento de reações físicas e psicológicas, como sudorese, taquicardia, dificuldade respiratória, sensação de pânico, entre outras;
  • Tem consciência de que o medo que sente é irracional e exagerado, mas não conseguir controlar.