Como anda o seu sono?
Dormir bem é considerado um luxo nos dias de hoje. Estamos sempre tão ocupados e temos tantas tarefas para fazer ao longo do dia que, muitas vezes, não conseguimos ir para a cama cedo – mesmo precisando acordar nas primeiras horas do dia seguinte. E, aqueles que conseguem deitar a cabeça no travesseiro, não são capazes de desligar os pensamentos e acabam com insônia, um sintoma muito comum de quem está passando por problemas. Aí começa um ciclo nada positivo: dormir mal gera irritabilidade, que, por sua vez, afasta as pessoas e provoca uma sensação de desagrado consigo mesmo. Não é à toa que muitos que sofrem com a insônia acabam procurando a ajuda de um psicólogo para superar a questão.
A qualidade do sono está diretamente ligada ao seu humor, rendimento e capacidade de aprendizagem. Em outras palavras, dormir bem pode torná-lo uma pessoa, um profissional e um estudante melhor. Mas como melhorar os seus hábitos de sono?
Por que dormir é tão importante?
Qualidade de sono significa qualidade de vida. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções muito importantes para a saúde: o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e liberação de hormônios e a consolidação da memória são algumas das principais funções que ocorrem em nosso corpo quando não estamos acordados.
Quando dormimos bem, vemos uma importante mudança em nossa disposição. O mais óbvio é que estamos descansados de manhã, e não nos arrastamos para o trabalho sem a mínima vontade. Mas o sono influencia também em todo o resto do dia: quem dorme melhor consegue se concentrar com mais eficiência, se lembrar de mais detalhes e reagir com bom humor aos problemas do cotidiano.
Muitas pessoas que procuram um psicólogo têm problemas para dormir à noite. Dormir bem não é a solução completa para, digamos, um transtorno de ansiedade, mas ajuda a amenizar alguns problemas – ou pelo menos a não aumentá-los. Veja abaixo algumas dicas para conquistar uma boa qualidade do seu sono.
Como ter uma boa noite de sono?
A quantidade de horas dormidas por pessoa pode variar. Muitas vezes, seis horas bem dormidas valem mais do que oito com um sono conturbado. Acompanhe, a seguir, algumas precauções que você pode tomar para tentar dormir melhor:
Tenha cuidado com o que come e bebe
Procure comer apenas alimentos de fácil digestão durante a noite e tente evitar bebidas com cafeína (café, chá preto e energéticos, por exemplo). Chás que não contenham cafeína são uma boa pedida para antes de dormir. Parece um simples detalhe, mas a alimentação correta é um fator importante para a regulação de todo o organismo.
Evite estímulos noturnos
Dormir com a televisão ligada, ficar olhando muito tempo para o celular ou deixar a luz acesa, por exemplo, são estímulos desnecessários e prejudiciais antes de dormir. A luz das telas estimula o cérebro e não permite que você se desligue e durma profundamente.
Prepare um bom ambiente
Para dormir bem, você tem que estar confortável. Escolha um bom colchão, que não deixe suas costas doendo. Durma em um ambiente limpo, organizado, escuro e silencioso. Você deve se sentir o mais confortável possível em sua cama.
Tenha uma rotina
Criar uma rotina para a hora de dormir é uma maneira de avisar o seu organismo de que é o momento de desacelerar o ritmo. Tomar um banho quente para relaxar os músculos é uma boa ideia, por exemplo. Se você for religioso, pode rezar antes de dormir. Se preferir, faça uma meditação. Pensar em como foi o seu dia e como deverá ser o amanhã costuma ser um bom exercício para ir pegando no sono. O importante é criar um tipo de ritual a ser seguido todas as noites, no mesmo horário, para que seu corpo entenda que é hora de dormir.
Mas, se você continua com problemas para dormir mesmo depois de tentar essas dicas, um lembrete importante: não tome qualquer remédio sem o conhecimento do seu médico – essa atitude é extremamente prejudicial à sua saúde.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.