Depressão pós-parto: o que é, por que acontece e como tratar?

Depressão pós-parto

Os hormônios passam por uma verdadeira revolução durante a gravidez e logo após o parto. Essa desorganização, aliada a fatores emocionais, muitas vezes pode ocasionar a depressão pós-parto, uma doença mais comum do que imaginamos. Mas há meios de identificar se isto está ocorrendo com a mulher e, se tratada adequadamente com psiquiatra e psicólogo, a depressão pós-parto pode ser curada. Nesse texto, vamos entender um pouco sobre como ela atua e o porquê de ela acontecer.

Logo após o parto, a mulher pode sentir um pouco de melancolia, tristeza e desânimo. Elas muitas vezes apresentam também alterações de humor e crises de choro. Mas, se tudo isso aparecer juntamente com uma profunda fadiga e falta de energia para fazer atividades básicas, como amamentar, tomar banho e receber vistas, por exemplo, significa que ela está passando pela depressão pós-parto.

Conheça mais sintomas da depressão pós-parto:

• Perda ou ganho drástico de peso;
  • Dormir muito ou insônia apesar do cansaço;
  • Inquietação, indisposição e irritabilidade;
  • Cansaço e falta de energia e vitalidade;
  • Sentimento de indignação ou culpa, sem razão aparente;
  • Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões corriqueiras;
  • Sono perturbado, mesmo quando o bebê está dormindo;
  • Pensamento confuso, desorganização mental;
  • Falta de concentração;
  • Forte ansiedade e excesso de preocupação.

É importante que o pai do bebê, os familiares e pessoas próximas não confundam esses sintomas com falha de caráter, falta de amor pelo filho que chegou ou simplesmente uma fraqueza. Ao contrário, ao notarem esta situação, o ideal é que os parentes e amigos orientem a mulher a procurar um médico, profissional capacitado para diagnosticar se é ou não uma depressão pós-parto e que, em caso positivo, certamente recomendará uma terapia com psicólogo. O tratamento imediato, possivelmente com a necessidade de inclusão de antidepressivos, permite que a paciente administre melhor os sintomas e passe a desfrutar da alegria em ter o seu bebê em casa.

Causas da depressão pós-parto

Os médicos são unânimes em afirmar que não há apenas uma causa isolada para o diagnóstico da depressão pós-parto. São aspectos físicos e emocionais, combinados com determinados estilos de vida e histórico da paciente que podem levar à doença. Além das mudanças hormonais, as alterações no volume de sangue, na pressão arterial, no sistema imunológico e no metabolismo em geral da mulher também contribuem para as sensações de fadiga e alterações de humor.

As exigências na vida da mulher também mudam drasticamente com a chegada de um bebê. As poucas horas de sono, o estresse, a pressão psicológica e as preocupações com as tarefas da casa e com os outros filhos – quando é o caso -, também são fatores que estão envolvidos no diagnóstico da depressão pós-parto.

Veja outros fatores que podem ocasionar a depressão pós-parto

• Preocupação com sua própria capacidade de cuidar de um recém-nascido, tão frágil e dependente;
  • Ansiedade em garantir o alimento e o bem-estar do recém-nascido;
  • Aumento das responsabilidades, não somente com o novo bebê, mas com o resto da família;
  • Dificuldade de amamentação;
  • Lidar com os ciúmes dos outros filhos;
  • Problemas financeiros e medo de ficar fora do mercado de trabalho.
  • Histórico de depressão antes da gravidez;
  • Sentimento de solidão nesta nova etapa da vida;
  • Violência doméstica, que pode aumentar durante a gravidez ou com a chegada do novo bebê em casa.