Depressão tem cura

Ela chega de mansinho e acomete pessoas de todas as idades, gêneros, raças e nacionalidades. Hoje é considerada uma das doenças mais comuns no mundo todo. O diagnóstico não é muito simples, nem o tratamento. Mas a depressão, doença psiquiátrica capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos e físicos, tem cura. A profunda e prolongada falta de vitalidade e a tristeza devem ser avaliadas por um médico psiquiatra, que, junto com um psicólogo, vai buscar um tratamento adequado, que irá levar o paciente à cura.

Sintomas como dores, insônia, cansaço crônico, fadiga, dificuldade de concentração, tristeza profunda, apatia, medo e outros precisam ser devidamente reconhecidos. O diagnóstico correto pode depender de mais de uma consulta médica, mas isto não precisa ser motivo para desanimar o paciente e nem seus familiares.

Mas, afinal: o que é depressão?

É uma doença psiquiátrica crônica, mais comum do que muitos imaginam. Hoje, estima-se que 12% dos homens e até 25% das mulheres vão apresentar algum grau de depressão ao longo de suas vidas. A doença se caracteriza por uma brusca alteração de humor e de vitalidade do paciente. A pessoa fica triste além do normal e, algumas vezes, sem saber exatamente o motivo. Se sente desanimado, sem energia, com baixa autoestima, muitos medos e dificuldade extrema de levar em diante sua vida pessoal e profissional como antes fazia.

Há interpretações equivocadas sobre as causas e sintomas da depressão, fazendo com que, muitas vezes, a sociedade veja as pessoas deprimidas como fracas, incapazes de superar as dificuldades da vida e sem coragem ou determinação para reagir. Ledo engano. Depressão não é um ataque de tristeza, nem fraqueza ou falta de disciplina e coragem. A depressão é uma doença crônica que requer tratamento específico em médio e até longo prazo. A medicação prescrita por psiquiatra e a terapia conduzida por psicólogo, quando aliadas, têm grandes chances de levar o paciente à cura.

Quais as causas da depressão?

Como em outras doenças psiquiátricas, não há uma causa única para a depressão. Ela geralmente é provocada pela junção de diversos fatores, muitas vezes físicos e psicológicos ao mesmo tempo. Há fatores orgânicos que podem ser responsáveis pela doença e a genética também aparece como fator de risco. Se a pessoa possui familiares que já tiveram ou ainda têm depressão, haverá maior chance de ela ter que enfrentar a doença. Outros fatores de risco são a síndrome do pânico, os distúrbios afetivos e o alcoolismo, por exemplo. Um detalhe importante a ser ressaltado é que a medicina ainda não conseguiu identificar os genes responsáveis pela vulnerabilidade à depressão.

Como o psicólogo ajuda?

O psicólogo é o profissional que vai ajudar o paciente a controlar o estresse emocional causado pela depressão. Ele vai avaliar se houve algum evento traumático que levou o indivíduo a desenvolver o processo depressivo. Na terapia, também serão analisados os traumas da infância, a falta de afetividade por parte dos pais ou companheiros, relações conturbadas com familiares e colegas, superproteção materna ou paterna, bullying, perdas materiais mal administradas, perdas de pessoas amadas não trabalhadas internamente, entre tantas outras possibilidades. Enfim, são muitos os aspectos que fazem parte da vida, mas que podem levar à depressão.

Você se identificou com o que falamos até agora sobre depressão? Então, não hesite em marcar uma consulta com um psicólogo. Certamente ele vai te ajudar e, mais que isso, levá-lo à cura!