Gerenciando o seu chefe

Gerenciando o seu chefe

Você já tem diversos desafios no trabalho e ainda precisa lidar com um chefe difícil, o que atrapalha ainda mais o seu dia a dia? Muita paciência e jogo de cintura são necessários, portanto, para saber gerenciar o seu chefe e evitar conflitos e estresse em dose dupla. Quando este tipo de situação se torna muito difícil, um psicólogo pode ajudar a descobrir maneiras de melhorar este relacionamento de modo a garantir maior qualidade de vida para você e menos risco de perder o emprego.

Conhecendo o chefe

Em primeiro lugar, você precisa entender as razões de seu chefe ter um temperamento difícil. Se ele é sempre assim, independentemente da pressão que está sofrendo no trabalho e isto é uma questão de personalidade, aí é mais difícil de administrar. Porém, pode ser que ele esteja passando por algum momento de estresse pessoal ou profissional, que está influenciando negativamente no comportamento dele. Neste caso, demonstrar empatia, dar um tempo e compreender a situação ajudam bastante.

Autocontrole

Em segundo lugar, controle suas próprias emoções e não se deixe influenciar pelo temperamento dele. Isso só piora a situação e coloca você em posição de contra-atacar. Se você conseguir gerenciar suas emoções negativas, poderá se comunicar melhor sobre o problema com ele e com outras pessoas no trabalho, administrando a situação de forma a alcançar um resultado positivo.

Chefe Injusto

Quando você receber uma crítica injusta do seu chefe, o melhor é dialogar e não partir para o enfrentamento. O ideal é conversar calma e educadamente, mas com firmeza e postura profissional, mostrando que ele está cometendo uma injustiça. Neste momento, você precisa estar bem centrado, articulado e se cercar de bons argumentos que comprovem a sua razão.

Lidando com críticas

Ao receber uma crítica, não leve para o lado pessoal. Avalie apenas a questão profissional, controle sua reação e aceite a crítica como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Converse com o chefe de maneira a identificar o que pode ser melhorado, sem se colocar como vítima.

Não tenha medo de conversar com seu chefe a respeito das críticas. Mantenha uma conversa tranquila, sem ficar na defensiva ou dominado pela emoção. Evite confrontar o seu chefe para alcançar um diálogo razoável e diplomático.

Administrando o estresse

O estresse sempre depende de quem é acometido por ele. Algo que para você é estressante pode não ser para o seu colega de trabalho. Por isso, é importante identificar o que lhe traz estresse no ambiente de trabalho. A partir daí você vai saber administrar a situação quando se sentir sobrecarregado.

Aumento do desemprego

A crise econômica atual tem levado muitas empresas a reduzir os quadros de funcionários e isso eleva muito o estresse e a tensão no trabalho. Todos ficam com o receio de serem demitidos, desde a diretoria até o office boy, e isto, com certeza, influencia o temperamento e o humor de todo mundo no ambiente de trabalho. Muita cautela e profissionalismo são necessários para superar esta fase.

Capacitação e empoderamento

Profissionais capacitados têm mais poder e autoconfiança para gerenciar suas carreiras, não sofrem tanto com críticas e não se colocam em posição de vítimas da situação. Comunicação consistente e sincera a respeito da profissão faz com que o funcionário gerencie melhor suas responsabilidades e relações no trabalho, diminuindo a ansiedade e aumentando a motivação.

Psicólogo para ajudar a administrar conflitos no trabalho

Algumas vezes, o estresse da rotina sob pressão, as constantes críticas e o temperamento do chefe são realmente muito difíceis e você pode não conseguir encontrar maneiras de administrá-los. Neste momento, a ajuda de um profissional da psicologia é muito bem-vinda.

O psicólogo irá lhe orientar a gerenciar as dificuldades e a administrar a situação de forma a diminuir a influência negativa gerada pelo convívio com o seu chefe.

Você tem um chefe difícil? Se você tem dificuldade de lidar com seu chefe, converse com um psicólogo!

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.