Entenda o que é somatização e porque ela acontece

Somatização

Você já ouviu falar de somatização ou doenças psicossomáticas? Essas enfermidades geram sintomas físicos, apesar de terem origem na mente. Gastrite, tremores, dores nas costas e de cabeça são as manifestações mais comuns dos problemas psicossomáticos e nem sempre um médico vai resolvê-los, tendo o paciente de recorrer a um psicólogo.

Neste texto, vamos falar sobre as características desse problema, que atinge majoritariamente pessoas ansiosas e estressadas, muito comum a jovens com menos de 30 anos.

O que é a somatização?

Somatizar é apresentar sintomas no corpo, não tendo a doença física como gerador do desconforto. As causas são emocionais. Quando um médico se depara com tais sintomas em que não há diagnóstico físico, é necessário que ele encaminhe o paciente a um psicólogo para que este profissional identifique a questão psicossomática, já que, na maioria das vezes, o próprio paciente não é capaz de perceber a origem de suas dores ou reações físicas.

O que provoca um problema psicossomático?

É necessário destacar que os sintomas psicossomáticos não se originam de um “fingimento” da pessoa, como muitas vezes a família é levada a acreditar por causa da ausência de um diagnóstico de doença física.

As dores e reações podem ser causados por diversos tipos de problemas que geram sofrimento, tais como ansiedade, fobias, raiva, medos e angústia. A depressão também é uma grande causadora de somatização.

Diversos estudos que já foram feitos sobre as doenças psicossomáticas demonstraram uma prevalência dos sintomas sobre as mulheres e pessoas com menos de 30 anos, apesar de a somatização poder atingir indivíduos com idades mais avançadas.

Descobriu-se também que o problema pode ser hereditário. Nos casos mais graves em homens, eles podem desenvolver outros transtornos, como antissociabilidade e consumo abusivo de drogas por causa dos sintomas que atormentam o cotidiano.

Quais os sintomas mais comuns dos transtornos de somatização?

Os sintomas mais comuns dos transtornos psicossomáticos, que atingem a maioria dos pacientes, são os seguintes:

  • Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
  • Dores nas costas;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Manchas na pele;
  • Boca seca;
  • Enjoos e azias;
  • Sudorese.

O tratamento da somatização com um psicólogo

O psicólogo é o profissional da saúde mais indicado para diagnosticar os sintomas psicossomáticos. A psicoterapia identifica quando os sintomas são de origem emocional e atua em colaboração ao atendimento médico. Entretanto, o psicólogo pode tratar sozinho o paciente se assim for mais adequado.

Os tratamentos dos transtornos psicossomáticos são feitos de acordo com cada experiência e história de vida. Todo atendimento psicológico é personalizado, com o levantamento de informações que contribuam com a identificação da origem do problema e possam delinear o caminho terapêutico mais eficiente.

Os transtornos psicossomáticos se configuram como uma enfermidade de grande relevância no cotidiano da pessoa. Eles afetam as mais diversas áreas da vida e causam sofrimento. Se você apresenta esses sintomas sem origem física ou tem alguém na família que passa por essa situação, não deixe de buscar um psicólogo para entender e tratar o possível processo de somatização.

Ficou com alguma dúvida sobre as doenças psicossomáticas? Deixe um comentário abaixo e não deixe de entrar em contato!

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.