Entenda como a Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma linha da psicoterapia que vem crescendo muito nos últimos anos, uma vez que as pessoas têm procurado se informar melhor sobre suas características e resultados, além de identificar o psicólogo como um profissional apto a lidar com demandas emocionais que exigem mudança de comportamento. Existem mais de 200 tipos de abordagens na psicoterapia, cada uma com técnicas diferentes. Duas delas são as principais: a psicanálise junguiana e a psicanálise lacaniana. A TCC segue a linha lacaniana, em que, basicamente, o psicólogo escuta coma atenção as demandas do paciente e realiza interferências ao longo do processo. Veja, a seguir, mais detalhes sobre os benefícios da Terapia Cognitivo comportamental, a TCC.

Conheça a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental caracteriza-se por um tempo limitado de acompanhamento psicológico, com o intuito de solucionar demandas específicas apresentadas pelo paciente. A TCC possibilita a reinterpretação de sentimentos negativos, os quais impedem que o sujeito alcance os seus objetivos, seja no âmbito profissional, familiar, amoroso, educacional, dentre outros. Entende-se que não é a situação que determina a forma como o sujeito sente e age, mas, sim, as associações cognitivas e as interpretações emocionais que o indivíduo apresenta diante desses fatos.

O indivíduo é um ator ativo e não passivo diante das situações em que se encontra. Por exemplo, uma pessoa que perde o emprego pode entrar em depressão, ao mesmo tempo em que outra, que também perdeu o seu emprego, pode até ficar feliz com a possibilidade de encontrar um trabalho melhor, diferente. Qual posicionamento emocional, que consequentemente influencia as atitudes do sujeito, é mais interessante para o paciente naquele momento? Como modificar as emoções e comportamentos? É esse tipo de empoderamento individual que a TCC busca promover.

É importante lembrar que nem sempre o pensamento positivo é a melhor solução para as demandas apresentadas. Não existem regras absolutas quando se trata de ser humano e, principalmente, da mente e sentimentos das pessoas. A TCC propõe a análise do problema a partir de diversos pontos de vista, sejam eles positivos, negativos ou neutros. Pensamentos automáticos, positivos ou negativos, tendem a desconsiderar características importantes da situação e devem ser controlados para não tornar os problemas ainda mais complexos.

Os pensamentos alternativos sobre um determinado problema surgem a partir do momento em que o indivíduo consegue criar um certo distanciamento e fazer análises racionais e emocionais de uma forma mais equilibrada. Com uma visão mais ampliada, a percepção da realidade muda e, consequentemente, novos sentimentos e comportamentos serão gerados.

A TCC é comumente empregada para tratar uma série de demandas psicológicas, como ansiedade, depressão, fobias, dependências, baixa autoestima, dificuldades comportamentais próprias da adolescência, transtornos de personalidade, dentre outras. É ideal para pacientes que estão dispostos a investir seu tempo em análises profundas dos próprios pensamentos e sentimentos, o que, na maioria das vezes, não é um processo fácil. O autoconhecimento permite a compreensão de como os estados emocionais internos geram grandes impactos no meio exterior ao indivíduo. Com essa compreensão, o paciente passa a ter o poder de controlar, dentro do possível, os impactos que deseja gerar no meio externo.

A atuação do psicólogo e os seus resultados

Assim como o corpo adoece, a mente também pode ficar doente e o psicólogo é o profissional apto a auxiliar o paciente a manter e a melhorar a sua saúde emocional. Os sentimentos e pensamentos são fatores essenciais para a manutenção de uma vida saudável.

Em relação à TCC, o psicólogo irá ouvir o paciente para compreender as suas demandas e gerar estratégias de resolução a partir de técnicas e conhecimentos psicológicos. Objetivos claros e específicos são estabelecidos, o que facilita a análise dos resultados obtidos. Para estabelecer as estratégias é importante que o psicólogo conheça as seguintes características sobre a demanda apresentada:

  • . ambiente e situação em que ocorrem o problema;
  • . pensamentos e sentimentos que são gerados a partir da situação;
  • . estado de humor e emoções presentes durante e após a situação;
  • . reações físicas e comportamentais apresentadas pelo paciente.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.